quinta-feira, março 16, 2006

Naar Nederland..

Naar Nederland

A partir de ontem, 14/03/2006 é obrigatório o "teste de integração" em seu país de origem para quem quer vir morar na Holanda, com exeção a pessoas provinientes dos paises que fazem parte da EU- União Européia e também pessoas de origem dos seguintes paises : Austrália, Canada, Japão, Nova Zelândia, Iceland, Noruega, América do Norte e Suiça não necessitam fazer o tal teste em seus paises.

Reportagem do AD

Ontem saiu uma grande reportagem no jornal holandês chamado AD, então vou procurar traduzir para o português, não vou colocar a entrevista original, caso alguém queria ler o texto original e se por acaso se eu cometi algum erro, por favor me corrijam. A reportagem é grande, mas de extrema importância para quem tem que pedir o seu MVV e passar por todo esse processo.


Op de valreep zonder test naar Nederland

Verdubbeling aanvragen vlak voor de inburgerinstoets

Perto da introduçao do "teste de integração" (inburgeringstoets) o número de pedidos de "liçenca/permissão/autorizaçao" (verblijfsvergunning) duplicou. Tudo isso devido a entrega e preenchimento de documentos de pessoas que querem vir morar na Holanda e aproveitar até então a "não obrigatoriedade" do exame.
Isso foi constatado em números pelo Ministério das Relações Exteriores.Até a pouco tempo não haviam acréscimos decorrentes do fato.Mas nos últimos dois dias as embaixadas foram surpreendidas por um aumento de pedidos.


A partir de hoje (15/03/06) é obrigatório a pessoas que pretendem mudar-se para a Holanda.No exame são feitas perguntas sobre conhecimentos sobre o país e compreensão do idioma com a ajuda de um programa de computador.
Quem passa no exame, pode pedir o seu "verblijfsvergunning". Quem repete no exame, precisa pagar novamente uma taxa de 350 euros para uma segunda chance.

O exame é uma das regras mais drásticas, que a Holanda determinou nos últimos tempos.

Principalmente para a entrada de pessoas que querem oficializar uma união, seja ela um casamento ou união de famílias (gezinshereningig), o governo cada vez mais determina regras.
O "partner" aqui na Holanda precisa ter um trabalho e 120% do salário minimo ganhar e aumentou a idade mínima para os "parceiros" (huwelijkspartners).

Os "nieuwkomers" ("recém-chegados" (???)) precisam ainda um curso obrigatório depois do tal exame. Os pessoas terão que pagar as custas do curso e se passarem receberão uma parte de volta.
Depois de muitas discussões sobre a obrigatoriedade ou não do exame no pais de origem, agora ele é obrigatório.


Directeur Inburgeringsinstituut

"In je eentje Nederlands leren is bijna niet te doen"

Se você precisa estudar holandes sozinho, é quase impossível. Diretora-membro Maryan Jongens do Instituut Oranje de Amsterdam sabe disso com experiência:

"De ervaringen daarmee zijn zeker niet positief".

As experiências não são positivas. O seu instituto tem experiência com os "inburgeringscurssussen"para "nieuwkomers" na capital.

"É principalmente dificil para alguem que fala um idioma que não se aproxima, não se identificacom o holandes. Principalmente sem um curso onde o aluno tem um suporte. É preciso salientar que o exame é feito em holandes. E são perguntas dificeis. Que as pessoas precisam entender. Eu posso imaginar o quão difícil é.Um curso é valioso nesse momento.


Gekuiste versie van:

  • livro do curso com fotos e perguntas estão disponíveis nas livrarias com um filme em dvd.
  • O dvd está disponível em duas versões: a versão não censurada (ongekuiste) com imagens de moças em topless na praia, homens se beijando em um bar e imagens de um concerto nos anos 60. A versão censurada (gekuiste) são mais usadas nos paises de origem Árabe.
  • o pacote inteiro custa 63,50 euro. E o exame custa 350 euros.

Minha opinião

Eu nao fiz o teste ainda, mas irei fazer, mas posso lhe garantir, é muito...mas muito dificil.É preciso dominar muito bem o idioma. Nada haver com "ik ben...".Marcel fez e não obteve uma boa cifra, para vocês terem uma idéia.

Marroko e Turquia sairão na frente, acredito que não terão problemas.Haja vista, que para os holandeses é uma boa fonte de renda abrir uma escola aqui e ali, e existe muito material para o estudo do holandes nesses dois idiomas. Por toda parte vimos escrito em árabe como exemplo em hospitais, salas de espera de consultórios médicos, etc e tal.

E por outro lado, quem vem desses dois paises já tem familia, filhos , avô...aqui na Holanda e que dominam um pouco o idioma.

Penso que, quem mora no Brasil e depende do tal curso, do tal exame não vou mentir...não é muito animador não. Quem não tiver um boa estrutura escolar, força de vontade...sinceramente acho que não se sairá bem.

Outra coisa são os custos, 350 euros e mais 350 se reprovar.Outra coisa é que já se comenta que agora eles dificultarão muito a entrada pela vizinha Belgica, que virou uma rota para pessoas que não preenchem as exigências.

Preciso sair agora mas pretendo voltar aqui e terminar de escrever o que comecei.

Quem quiser fazer o tal exame eis aqui uma página para você testar seus conhecimentos:

http://www.ad.nl/quiz/?quizid=23

A reportagem na íntegra esta disponivel aqui:

www.ad.nl

Um outro site contendo informações é este:

www.naarnederland.nl

E um site que contém todas as informações bem detalhadas é o :

www.inburgering.net

Succes!!!

Nenhum comentário: