sexta-feira, abril 27, 2007

Asperges, aparagus, aspargos..spargel



Se você gosta de aspargos como eu, essa é a melhor época para consumi-los.Eu moro na província de Limburg e cá entre nós os melhores "asperges" se encontram por aqui.
A época oficial dos aspargos (aspergeseizoen) começa á partir da segunda quinzena de abril e vai até o dia de St. Jan (São João) 24 de junho.

Nessa época muitos poloneses, portugueses, ucraínos...enfim os imigrantes ilegais e legais vem especialmente para a colheita dos asperges.Essa é a época de trabalhar muito e ganhar algum dim-dim. Acho que é um dos piores serviços no campo que tem, perdendo só para a plantação de "prei", alho-porró.

Antes de serem cozidos você deve tirar a pele ou casca dele, talvez essa seja a parte mais chatinha, não deve-se deixar nenhuma casquinha pois isso altera o sabor dele. Muito cuidado com a pontinha dele, essa é a parte mais saborosa e mais delicada..digamos assim.


A maneira mais comum de comemermos os aspargos por aqui é eles serem cozidos até que estejam macios e serem servidos acompanhados de ovos cozidos, presunto de ótima qualidade e com uma excelente manteiga derretida com temperos ou até mesmo crua (esta última jogada por cima dos aspargos) e é claro um bom e gelado vinho branco, alguns indicados especialmente para esta ocasião.

Mas você pode variar e comer com outros tipos de molho, mas assim da maneira acima mecionada você irá realmente sentir o verdadeiro sabor.Mas a sopa é muito boa, a salada...ele cozido levemente refogado é também muito bom.

Ah...eu adoro.Minhas cunhadas vem de longe somente para comer os asperges, dizem que o sabor é diferente, aliás muitas pessoas vem para somente nessa época para essa região somente por causa deles.

Dizem que se vc quiser emagrecer, deve comer 3 vezes por semana aspargos.

"Os gregos e romanos antigos pensavam que o aspargo tinha propriedades terapêuticas, capazes de curar tudo, desde o reumatismo até a dor de dentes.
Nenhuma dessas propriedades pode ser comprovada, mas o aspargo fornece, com certeza, muitos nutrientes essenciais. Seis talos médios, ou meixa xícara fornecem 25 calorias e o número de fibras é alto, além de ser uma boa fonte de proteína vegetal. "

Para mim só faz bem, ele é diurético.Portanto não se assuste quando for ao banheiro...ahahaha...você irá perceber um cheirinho no seu xixi...ahahaha...

O melhor aspargo que tem é o AA, duplo A, ele custa em torno de 10, 12 euros...mas depende muito da temperatura, da região.Ás vezes o preço vai lá em cima!!!
Como eu moro no meio deles (das vaquinhas, dos porquinhos, dos moranguinhos...)...ahaha.. e conhecemos muitas pessoas sempre compramos direto do produtor,então ele custa menos e está super fresquinho.
Viram só: Jô é informação!!! Hahaha...
Bom..deixa eu ir, para variar o dia está lindo e eu tô numa fase pra lá de boa, pra lá de ótima.Aliás na melhor fase da minha vida, da nossa vida.Coisas boas acontecendo, coisas boas para acontecer, pessoas legais na minha vida, cabeça funcionando direitinho...temperatura boa....Tudo de bom.Thanks God.
Mas isso fica pra outro post...
Só tenho mesmo que agradecer e agradecer e agradecer....infinitamente.
Aliás quando você tem dias lindos assim, o negócio é aproveitar muito, pois a temperatura é maluca e nunca se sabe.
Falando nisso...deixa eu ir ali comprar um vinho...por ele pra gelar...porque hoje é sexta né comadre!!! Hoje é dia de por os pezinhos pra cima.
Beijos a todos, um ótimo final de semana!!!
p.s.tive gripe, ou alergia...sei lá...credo...ainda bem que é passado "tive"...
Fuiii....








3 comentários:

Unknown disse...

Tb gosto de espargos. Muito mesmo! Sabe, já estive duas vezes na Holanda, tenho alguns amigos holandeses, mas não sabia que eles têm assim tanto cultivo de espargos.
A sua boa disposição é contagiante. Na verdade, Deus nunca fecha uma porta, sem que antes abra uma janela.
Beijinhos

Sandrinha disse...

o jeguinho chegouuuuuuuuuuuuuu, vem ver :-)

Anônimo disse...

Eu adoro aspargos, mas nunca comprei fresco pra fazer em casa, nao posso dizer que eh preguica, mas sim nao gosto de estragar ago que nao sei fazer bem feito.
x
Maria Ines
http://vivendooamor.loginstyle.com/