quinta-feira, janeiro 11, 2007




No dia 23 de dezembro o telefone de casa tocou.Do outro lado da linha era o médico de minha mãe, seu fisioterapeuta...fiquei super preocupada...e pra falar a verdade nem ouvi direito o início da conversa...afinal ano passado ela passou maus bocados com problemas na perna.

Pois bem..ele me contou que um amigo havia prometido um emprego para o irmão na França...precisamente em Paris e que o irmão havia vendido as coisas no Brasil, comprado a passagem e vindo com algum dinheiro "tentar a vida no exterior".

Chegando em Paris ele notou a roubada que era.Dez pessoas dormindo em um pequeno quartinho, em colchonetes fininhas todos amontoados...em condicoes sub humana...mas a coisa não parou por aí.

O "amigo" então pediu-lhe dinheiro dizendo que iria comprar uma cama e um colchão para ele...o mesmo inocente deu todo o dinheiro para o tal "amigo"...pergunta se o amigo voltou???
Então nesse telefonema o irmão que conheço só de vista mostrava o desespero de não poder fazer nada, a falta de notícias do irmão.

Depois de tudo isso ele foi ficar sabendo que isso é uma máfia, uma conexão entre portugueses e brasileiros.Eles "prometem" para pessoas simples de Minas uma vida boa, um salário bom em Paris e para isso cobram entre 10.000 a 26 000 reais para compra da passagem, possuem uma equipe com maquiadoras, cabelereiras e alugam roupas para dar um trato nos caras, para que esses nao corram o risco de serem barrados na alfandega.

Quando chegam lá...existe alguém que cobra uma taxa de 250 euros para arranjar um emprego, o cidadao trabalha uma semana e recebe os 250 e entao já é mandado embora...e assim o circulo continua...ou seja, cada vez é arrumado um ...mandado embora ...etc e tal.

Mas voltando ao nosso hóspede.Pois bem...o irmao pedia desesperado se podíamos acolher o irmao...mas infelizmente ir até Paris estava fora de nossos planos, resumindo ele comprou um ticket de trem até Bruxelas e nós o buscamos lá.

Entao desde o dia 24-12 estou com um conterraneo aqui em casa, nunca tive amizade com ele, conhecia o de vista, a tia dele sim é amiga de nossa família...mas vejam como o mundo dá voltas.
Quero dizer quando é que eu ia imaginar que um dia esse rapaz iria vir pra cá e ficar na minha casa.

Mas antes de tudo isso é claro que pedimos informacoes a respeito dele, afinal colocar um estranho em casa também seria loucura.

Mas ele teve sorte, afinal está em casa de conhecidos, modéstia parte pessoas boas, tem um quarto com uma cama de casal, computer com webcam e toda a parafernália..
Sabe pode ser que um dia nos arrependamos ou talvez nao.
Mas naquele dia 24 fiquei pensando na mae dele, ouvi ela chorar no telefone e me coloquei me em seu lugar.Sem falar ingles , vejam que loucura, sem falar frances, praticamente sem dinheiro...num dia 24-12...véspera de Natal.

Por isso minha gente, se voces conhecem alguém que tem esses planos malucos, contem essa história, essa teve final feliz...mas se o irmao nao nos tivesse encontrado...nao sei o que seria ou teria acontecido com ele.

Mas a licao que aprendi é que nunca sabemos o dia do amanha.As vezes voce estar por cima a...e num determinado momento tudo mudar.Por isso devemos mesmo procurar tratar as pessoas com respeito, quando essas é claro fazem merecer.
O mais bonito de tudo foi ver o amor que a família tem nele...de dar inveja.

Fuiiii

Um comentário:

Ju disse...

Oi Jo na Holanda...

Tudo bom?

Eu sou a Ju e criei um blog que se chama Ju na Holanda

Estou indo para Amsterdam esse mês e estou preocupadar com o que posso levar de comidinhas e bebidinhas sem correr o risco de perder tudo na alfandega....

Bjo

Ju