quarta-feira, maio 16, 2007

Torta de legumes...



Receita original

Para a massa:
200 g farinha de trigo
100 g de manteiga
1 gema de ovo
1 até 2 colheres de sopa de água
1/2 coljer de chá de sal

Euseiu puff pastry (bladerdeeg) , massa folhada pronta,baratinha e dá pra fazer mil coisas..

Para o recheio de legumes
100 g courgette
100 g de cenouras novas
160 g de pimentão vermelho
160 de pimentão amarelo
150 g de cebolinha
200 g de broccoli
150 g de queijo emmentaler ralado

Eu usei o restinho de tudo que tinha aqui em casa:courgette metade de uma pequena, broccoli um restinho,cenoura idem,cebolinha, cebola,salsinha,bacon picadinho e presunto picadinho...tudo assim no "zóiômetro". O queijo foi queijo gouda mesmo...Dispense o pimentão...fica muito forte se por os dois...a não ser que vc goste.


Para misturar com o recheio
1/2 litro de creme de leite
2 ovos
1/2 colher de chá de sal
pimenta do reino e nos moscada

Eu usei um potinho de creme de leite, 4 ovos e sal e pimenta no gosto.. o queijo já é salgado.

Eu não segui a receita direitinho...eu tenho como base uma receita de torta de cebola francesa que é uma delícia então procuro somente alterá-la um pouco.

Vamos lá..na minha versão.

Tire a massa folhada da geladeira e deixe ela descongelar, mas não deixe a muito molengona, pois assim é dificil de trabalhar.
Pois bem...forre o fundo de uma assadeira com fundo solto com papel manteiga (bakkerpapier)..
Eu faço assim: solto o fundo, forro-o com um papel maior e depois prendo ela novamente...Isso facilita na hora de desinfomar e não gruda.
Caso não tenha ...faça da maneira tradicional,ou seja, bezunte com óleo e jogue farinha de trigo.


Cozinhe os legumes picadinhos (menos o pimentão), depois de cozidos ..jogue-os na água fria para que pare o processo de cozimento (blanchear). Reserve-os.

Pique a cebolinha, salsinha,pimentão, cebola em cubinhos.Refogue então o bacon em fogo baixo...deixe ele ficar sequinho....Jogue então o presunto picadinho,cebolinha,salsinha, cebola e refogue-os.

Depois disso feito vamos ao recheio completo.... misture os legumes cozidos em uma vasilha, jogue esse refogado no meio, adicione 4 ovos,o potinho de creme de leite (créme fraiche), o queijo...misture tudo muito bem...coloque por cima da massa folhada e asse por 30 min. no forno á 200 graus.

Eu dou sempre uma "bizoiada"...meu forno esquenta muito rápido...

Fica deliciosa...é ótima pra fazer para as crianças que não gostam muito de legumes.Você pode usar a criatividade e colocar outras coisas no recheio a base para o recheio é sempre a mesma: 4 ovos, um potinho de creme de leite.

A bladerdeeg eu compro no C1000 fica na parte dos congelados, e se você quiser fazer mini quiches, mini tortas...dá pra fazer na boa...ou quem sabe para servir para amigos, num picknick??? Ela pode ser feita um dia antes...fica melhor ainda no dia seguinte!!!

Outra hora ponho a receita da torta de cebola...é uma delicia!!!


Fuiiiii...

3 comentários:

DaniG. disse...

Resolvo visitar teu blog e dou de cara com essa torta... ai tortura :)

Coloca a receitinha !

. disse...

Hallo!

obrigadíssima pela tradução a jato desta receita que tenho já quase certeza; vai arrancar elogios dos glutões aqui em casa!
Bjo

Naldy disse...

Jozinha, aqui a semana foi curta, devido aos feriados da Holanda e EUA, já que trabalho aqui e para uma empresa americana. Estou nas nuvens. Nunca tive tanto tempo livre. Resultado? Shopping, ócio, uma beleza. Vem cá que tem dois posts na mesma semana. Uma coisa!
Comentei no outro tb!