sexta-feira, outubro 28, 2005

futuro

O sonho do Marcel e morar no Brasil, mas nos ultimos tempos esse sonho aos poucos vem se concretizando.No comeco eu tinha uma aversao a essa ideia. Nao.Nao seria aversao, seria uma cisma, um medo, uma inseguranca ou algo assim.Tonteira minha, acho.

Sei que na ultima viagem dele pro Brasil, ele se apaixonou pela cidadezinha em que meu irmao esta morando.Fez amigos (ele e dado minha amiga) , conheceu varios lugares..enfim..gostou muitissino do lugar.Entao nao seria justo eu emperrar com ele nesse sonho ,toch??

Meu sogro anda muito doente e sei que nao levara muito tempo para ele seguir sua viagem,e sei que um dos motivos que o segura aqui e o pai.Por um outro lado minha mae agora esta sozinha e percebi que ela anda meio carente, meio triste, sei que se essa mudanca acontecer realmente sera bom pra ela.

E entre essas e outras suposicoes, outro dia estavamos discutindo sobre um assunto:falar holandes.Ou seja, se formos morar no Brasil terei que falar holandes com os nossos filhos diariamente, ja que Cuty trabalhara fora o dia todo.Por que??
Porque acho importante nao so pro Marcel, mas para eles proprios, depois eles crescem querem vir morar aqui na Holanda, estudar..ou sei la que e entao??? Comecar do zero que nem eu??? Nao, ninguem merece.

E tambem tem a questao familia, no caso as tias, os primos, os filhos de amigos, etc e tal ..Ja que, se permanecermos aqui irei com certeza ensinar o portugues pros pimpolhos para tal caso.Entao tenho que ver o outro lado da moeda tambem . Penso que isso, o idioma, e um "pedaco" , um "elo" forte, algo que lembre a nossa origem, nossa raiz.

Sei que estou dando o passo maior do que a perna , acontece que essas divagacoes, esses pontinhos de interrogacoes ficam martelando na minha cabeca. Agora fala serio,eu com esse "sotaque" maldito ensinando holandes e ruim tambem.Coitadinho dos pobrezinhos!!!

Penso tambem que morar na Europa e muito bom, e otimo.Temos seguranca,lazer, lindas estacoes entre outras coisas.
Por exemplo aqui onde moro e super tranquilo, ja esqueci a porta aberta inumeras vezes e nunca sumiu uma agulha.Sei que se criasse meus filhos aqui eles teriam muitas oportunidades , como conhecer varios paises, varias culturas.Pois nos queremos que nossos filhos crescam para o mundo, que sejam acostumados a varios tipos de situacoes, que sejam ricos em sabedoria , em novas experiencias.

Mas.por outro lado..o Brasil tambem e tao grande ne?? Quem e de vocesque conhece o Brasil inteiro??? Tantas coisas tao belas, tanta natureza.

Mas uma coisa e certa quero matricula-los desde pequenos em uma boa escolinha de ingles. Sabem eu sou meio desmiolada, mas sou uma desmiolada com juizo, com ideias.

Sei que nossa vida la sera muito boa,em relacao ao conforto e com mais vida social do que aqui.Fico imaginando o meu holandes tendo mil coisas pra fazer, comecando uma nova etapa na vida dele.Fico imaginando se ele vai sentir falta do appelmoes , da rookworst, da rijstvlaai e tantas outras coisas.

Mas sei que ele se deliciara com a rabada que mami faz, com as picanhas, com os peixes saborosos.. mil sabores.
Sabe gente... relacao, casamento e assim, voce tem que estar pra pessoa, tem que ser pra pessoa como a pessoa esta pra voce e e pra voce.Nao pode ter egoismo, tem que ter troca, cumplicidade....senao a vaca vai pro brejo.

Quem sabe um dia esse blog nao se chamara "Jo no Brasil"..??? Mas como disse, tudo precisa ser concretizado ainda, planejado.E isso, isso leva ainda um certo tempo, para nao dizermos muito tempo.

Nossa deixa eu parar, ficou enorme!!! Otima sexta!!! Cheia de amor, paz..e luz espiritual!!!

Ebaaa...vou jantar fora!!!

Nenhum comentário: