sexta-feira, setembro 16, 2005

Doi..tudo!!




Gente...to podre..como diria a Naldy.Olha esse negocio de jogar voley ontem..me detonou.Ontem a noite eu tava que nem a piadinha do pintinho.."num to tintindo nada..num to tintindo meu dedinho.,num to tintindo meus bracinhos", estava tudo anestesiado, tudo meio "adormecido".


Agora hoje de manha...pra descer as escadas, pra sentar no sanitario..e pra levantar entao??? Nao..to velha!!! Fora de forma!!!

O "time" e composto de senhoras, eu sou a mais novinha..kkkk..tem uma moca da Guatemala ( que e uma mala) que era a mais nova ate entao...kkkk.Agora fico pensando, se eu estou com essas dores..imaginem elas.

O negocio funciona assim: vc tem que se tornar socio e pagar uma contribuicao, se voce quiser participar de campeonatos entao tem que treinar nas quintas e jogar nas sextas.Mas vou pensar a respeito.


Agora vem as minhas lamentacoes, tudo foi muito legal, exceto : elas falam dialeto. Elas ate perguntaram se era pra falar dialeto ou holandes, eu pedi o holandes..mas sabem..elas acabam esquecendo, e sao tao acostumadas que falam sem saber.Oh..vida!!! Fiquei boiando, e os termos tecnicos em dialeto???? Um horror!!!

Quem mora em Amsterdam, Rotterdam, talvez nao tenha nocao do que e esse bendito dialeto.E uma mistura de holandes, com alemao, com palavras regionais...com sei la o que mais...que e muito..mas muito dificil de entender.



Um exemplinho: aafhaole > afhalen (buscar)
baanhaof > treinstation z. ook: sjtasie (estacao de trem)
bäöke > schreeuwen (gritar)
blieve > blijven (ficar)
blomis > bloemist (florista)
boetekantj > buitenkant (lado de fora)



Outro exemplo: Ich hob/haw dat book gelaeze ou ich hej dat book gelaeze

Que em holandes vira: "ik heb/had dat boek gelezen" / "ik zou dat boek gelezen hebben". ( Eu li esse/aquele livro/Eu gostaria de ter lido esse livro)

Mas assim escrito e facil, agora o dificil e entender uma frase dessas.Eu me recuso, acho desnecessario aprender uma coisa que e errado.Ok..faz parte da cultura..devem levar em frente, mas para euzinha nao acho correto.

Agora aqui em na regiao de Limburg 75% da populacao fala dialeto.Tem gente que nao sabe mais falar o holandes, e nao pensem que todo mundo foi na universidade, que so tem medico, engenheiro, nao..nao tem. Os indices de analfabetismo sao baixos na Holanda, maar o grau de escolariedade nao e alto, as vezes nao passando da escola basica.

Sei,conversinha chata essa ne??? Mas ontem frustrei-me com isso.Entao meninas da "Holanda varonil" que moram onde nao falam dialeto, onde ingles e muito usado, digam amem!!!! Porque aqui e muito alemao..muito mesmo, ja que estamos a 20 minutinhos da fronteira!!! E claro o dialeto.

Bom..vou parar por aqui...vou tomar uma ducha..bem gostosa..que hoje o dia foi uma meleca.com chuva, vento, vento e chuva...Tipico do outono.


Otimo fim de semana pra todo mundo, se dirigirem nao bebam...se beberem nao dirijam!!!!




Nenhum comentário: