sexta-feira, setembro 30, 2005

Oi

Nossa a semana voou !!! E mais um weekend, junto com ele um friozinho.Ontem sai..e por teimosia ou talvez mesmo inocencia de achar que nao estava tanto frio, nao coloquei meu cachecol.Resultado: garganta pegando fogo, mas hoje esta melhor.

Tambem joguei volley ontem a noite, foi legal.E hoje nao tenho tantas dores quanto da outra vez, dessa vez fiz alongamento antes e depois.Pois e, o depois e muito importante tambem.

A Raquel (Deze kant op/Por aqui) postou sobre nome de bebes, ou seja, que para nos que somos brasileiros temos que escolher nomes que sejam faceis de pronunciarem aqui e faceis de se pronunciarem la no Brasil.Gente..eu peno com meu nome,o jota aqui tem som de "ie", e o encontro das vogais "o+e" tem som de "u", dus meu nome soa assim: yulma. Para que o "e" fique com som de "e" precisa uma treminha em cima dele.

Isso quando nao vem Yoelma, Oelma..um saco. Ribeiro..vem Gibeiro...ou Gibeigo..ja que eu tenho a maior dificuldade com a pronuncia do "r" e do "g" ...ai meus sais. Por isso quando tiver meus pimpolhos quero um nomezinho facil aqui...e que seja facil la.Senao coitadinho..a vida inteira ele vai sofrer com isso.

Hoje minha amiga da Tsjechie vem aqui, poxa ela esta passando problemas com o marido, tambem ele e mais velho que ela 24 anos!!! Ela tem 26 e ele completou 50 anos, dai ja viram comecam as diferencas.Ele ja nao tem mais o mesmo pique, nao gosta de sair muito, alias acho que nao vao pra lugar nenhum. E pra falar a verdade ele e um mala, quando vou visita-la ele fica la..assistindo tv no sofa...e de la nao sai.

Por outro lado vejo que ela nao se esforca pra aprender o idioma, nao le um livro, vive alienada, sem saber o que acontece no mundo. Maar nou vraag ik me af ( eu me pergunto), sera que ela nao deveria ser mais aberta para as coisas ao redor??? Tentar mudar a vida???

Sei que ela foi criada pelos avos, os pais morreram intoxicados ou senao me engano num incendio com aquecedor, muito triste.Ela tem um otimo coracao, mas por ter esse coracao tem uns "amigos" do seu pais (com acento no i), que abusam de sua bondade, pedem dinheiro..dinheiro e mais dinheiro. E ela, penso eu, de medo de perder esses "amigos" acaba dando o dinheiro.

So que esses dinheiros enviados agora fazem falta pra ela, pro filhinho.Recebeu..acho que uns 4000 euros do belastingdienst (imposto de renda) perguntem se ela tem ainda algo??? Nao...gastou..torrou..ajudou os amigos.Dan word ik boos (dai fico nervosa), pois quando ela nao tem grana vem chorar as pitangas comigo e pedir dinheiro emprestado.

Mas quem trabalha sabe quanto tempo e que demora pra juntar uma poupanca de 4000 euros, isso nao e do dia pra noite.Sei que nao e bonito ficar escrevendo essas coisas aqui, mas e que fico revoltada..as vezes voce tenta ajudar alguem, mas a propria pessoa nao se ajuda.Tenho um carinho por ela..e muita do..pois vejo que ela e boa.

Mas porque ela nao se toca??? Tambem fico num conflito comigo mesma, se ajudo, se deixo pra la, se o que ela conta e tudo verdade???

Eu tenho uma teoria, pode ser que eu esteja errada, mas penso assim: se voce ajuda sempre uma pessoa e ela sabe que mais tarde ela podera cometer o mesmo erro e que tera voce pra ajudar, entao ela nunca aprendera.Por isso eu vou tentar nao mais ajuda-la.Pois assim talvez ela aprenda com os erros cometidos, mas como tenho coracao mole...minhas promessas caem por agua abaixo.

Mas na verdade, o negocio e o seguinte: dinheiro e amizade nao se combinam muito.We moeten wel voorzichtig zijn.

Poxa..se escrever tudo o que esta na minha cabeca agora, isso vira um livro, queria deixar um beijo em todo mundo e um otimo final de semana para todos. Divirtam-se muito, curtam um cineminha, o namorado, o marido.Genieten van!!!! Enjoy!!! Divirtam-se!!!

Nenhum comentário: