sexta-feira, maio 19, 2006

Jo na Holanda...versão tentando-ser-jardineira..




Pois bem minha amiga lembram-se que eu estava toda feliz por causa das minhas tulipinhas...sim...elas deram flores lindas!!! Derammm passado....past.......pois agora é o momento "depois da florada"...kkk...
Cento e vinte bulbos!!!!

Então mevrouw Joelma resolveu pesquisar na internet, fiquei uma expert em tulipas descobri que elas vieram da Pérsia e Turquia então vieram com os turcos pras "Zuropa"...ahãmmm...e eu achando que as tulipinhas era 100 % holandesas...não elas não são.

Pois bem..continuando a pesquisa descobri que devo cortar os talinhos das flores... para que a energia toda vá para os bulbos...assim eles crescem e ficam forte e resistentes.

Depois que as folhas das tulipas secaram, ficaram amareladas ....então é hora de tirar os bulbinhos, colocá-los pra secar e e guardá-los e plantá-los no próximo outono, ou seja final de outubro e começo de novembro.

Ah...tulipa também é sinônimo de fertilidade... gente!!!! Viram só...fiquei uma expert no assunto...to inburgerizada no quesito "tulipas".....kkkk

Mas então...na pesquisa pelas tulipas me deparei com um site e fiquei apaixonada por essa planta!!!! Vejam só!!!


Não é o máximo???? Chama-se Klimaardbei, mais ou menos um "morango trepador", no bom sentido...Se você se interessar pela planta pode ver aqui .

Mas como eu sou pobre vou fazer outra coisa que aprendi...o ano passado, vou comprar um "hangpot" , um "xaxim"....digamos assim....esses vasos de pendurar...tá ligado???? E vou plantá-los lá, pois eles criam um certo "pendão" (credo tá certo isso???) e ficam cheinhos de moranguinhos....não apodrecem ....super!!!! Uma samambaia de morangos!!!!


Falando em pobreza...eu nunca compro coisas no Intra Tuin, gosto de ir lá para ter idéias...mas comprar mesmo eu vou aqui pertinho de casa...( já que moro onde o Judas perdeu as solas da bota, pois as botas ele perdeu beeeeemmmm depois).

Tipo nesses "tuincentra" (plural de tuincentrum...kkkk....) pequenos, em dorpjes ...sempre saem mais em conta. Tipo comprei uma flor , paguei 8,50 euro no Intra...depois comprei a mesma e até mais bonita e paguei 3,50 euro !!!!


Nossa hoje tá impossível eu lidar como a minha inteligência...kkkkk

Tá bom...vai...meu momento cultural acabou...miou....fuii....volto no outro post!!!

Nenhum comentário: